Tablóide

Maior inseto aquático do mundo é encontrado em montanha na China

Maior inseto aquático do mundo é encontrado em montanha na China - Créditos: Reprodução/ Insect Museum of West China Encontrado em uma montanha de Chengdu, na

Redação Publicado em 24/07/2014, às 14h35 - Atualizado em 25/07/2014, às 12h04

Encontrado em uma montanha de Chengdu, na província Sichuan (China), este novo espécime que pertence à família Megaloptera pode ser o maior inseto aquático do mundo. Com visual monstruoso, suas asas medem 21 cm de um lado ao outro.

A família Megaloptera inclui cerca de 300 espécies de insetos. O nome descreve insetos que possuem asas (ptera) grandes (megal) em comparação com seus corpos.

Maior inseto aquático do mundo é encontrado em montanha na China – Créditos: Reprodução/ Insect Museum of West China

Este espécime encontrado supera (em tamanho de asa) os outros insetos desta ordem.

De acordo com cientistas membros da Scientific American, a família Megaloptera não é muito conhecida. Sabe-se que os insetos se desenvolvem inicialmente submersos, e deixam a água somente na fase de pupa, perto da fase adulta.

LEIA MAIS:Ciclista decola após colidir com carro; veja
LEIA MAIS:Fotógrafo invade as ondas e faz cliques incríveis

Insetos desta ordem podem ser encontrados em lagoas, lagos e pântanos. Suas mandíbulas grandes não são usadas para comer, apenas para atrair a fêmea. Sua picada pode romper a pele.

A vida termina poucos dias após tornarem-se adultos. Os Megaloptera aproveitam o período para acasalar e produzir novas larvas.

Antes deste achado, o maior inseto aquático do mundo era uma libélula sul-americana que possui envergadura de 19 cm.

Maior inseto aquático do mundo é encontrado em montanha na China – Créditos: Reprodução/ Insect Museum of West China