FAMOSOS

Tricampeão Ricardo Barguine é elogiado pela confederação brasileira pela maneira como divulga o Fisiculturismo

Ricardo Barguine (à esquerda) é tricampeão brasileiro de fisiculturismo - Créditos: Divulgação/ MF Models Convocado para representar o país no Mundial da Índia

Redação Publicado em 17/10/2014, às 08h04 - Atualizado às 22h14

Convocado para representar o país no Mundial da Índia de Fisiculturismo, em dezembro, o tricampeão brasileiro Ricardo Barguine foi amplamente elogiado pela Confederação Brasileira de Culturismo, Musculação e Fitness CBCM/WBPF pela forma direta e didática com que divulga a atividade.

“O maior problema do Fisiculturismo é a maneira rápida e até às vezes pouco saudável e pouco responsável com que as pessoas querem obter resultados”, explicou Ricardo, que é praticante do esporte há 21 anos.

Segundo o atleta, que é um dos maiores entendedores do assunto, a rotina de anos de treinamento ensinou que não dá para conquistar títulos de uma hora para a outra. “É preciso ter perseverança para enfrentar as dificuldades da maneira correta para colher os resultados no final do processo”, comentou.

Ricardo Barguine durante uma de suas palestras – Créditos: Divulgação/ MF Models Assessoria

“Acho muito simples para um atleta, principalmente para aquele que tem títulos, apenas pegar seus troféus, curtir o resultado do seu esforço e se preparar para a próxima competição. Esse jamais foi o meu objetivo! Aliás, competir foi uma consequência de 18 anos de dedicação ao esporte e entrei nesse mundo de campeonatos há pouco mais de 2 anos. Dei muito ‘murro em ponta de faca’, fiz coisas que hoje não faria mais, mas hoje me sinto na obrigação de dizer e tentar mostrar às pessoas que podemos sair da zona de conforto, voar mais alto, sem necessariamente entrar na zona de perigo”, explicou Ricardo.

“Mudar o conceito de alguma coisa na cabeça das pessoas não é tarefa simples e eu nem tenho essa intenção quando dou minhas palestras. Mas ninguém vai de uma ponta à outra de maneira contínua e sem romper obstáculos, dificuldades. Tenho um retorno positivo de inúmeras pessoas depois de mostrar alguns fatos. Mas o mais importante não é muito o que ouço, e sim o que vejo; o balançar de cabeça de maneira positiva das pessoas enquanto estão escutando. Isso, sim, me passa a impressão de que realmente a coisa funciona”, complementou.

Ricardo Barguine competirá com atletas de outros 50 países pelo título de Campeão Mundial em sua categoria no 6th World Championship – Mumbai/Índia, daqui a 8 semanas.