CURIOSIDADES

Tricampeão brasileiro de fisiculturismo vende rifas para conseguir dinheiro para competir

Ricardo Barguine é tricampeão brasileiro de fisiculturismo - Créditos: Divulgação /MF Models Assessoria A 40 dias do Campeonato Mundial de Culturismo e Fitness

Ricardo Barguine é tricampeão brasileiro de fisiculturismo - Créditos: Divulgação /MF Models Assessoria
Ricardo Barguine é tricampeão brasileiro de fisiculturismo - Créditos: Divulgação /MF Models Assessoria

Redação Publicado em 28/10/2014, às 11h49

A 40 dias do Campeonato Mundial de Culturismo e Fitness da Índia, o tricampeão brasileiro de fisiculturismo Ricardo Barguine vive um drama e tanto.

Sem nenhum patrocínio, ele está vendendo rifas e fazendo “vaquinhas on-line” entre conhecidos e fãs para tentar custear a viagem.

Além de atleta, Ricardo é professor, leciona Física em uma universidade. Os alunos ajudam comprando e vendendo suas rifas. A “correria”, no entanto, não rendeu quase nada. O atleta está bem longe de conseguir os R$ 8.000 que precisa para viajar.

“Essa é a triste realidade de um atleta ‘não-olímpico’ no país, enfrentando dificuldade atrás de dificuldade, e isso me fez chegar a esse ponto, então eu vou fazer e pronto! O governo não faz quase nada […] o setor privado também só quer atletas-personalidades. Vou em frente. A maior parte do que conquistei até aqui foi pelo que eu e minha família investimos sozinhos, mas se dessa vez não consigo”, desabafou Ricardo Barguine.

“Em qualquer que seja o esporte, o brasileiro se acostumou a achar que temos que ganhar todas as competições internacionais. Mas a realidade mostra que conseguir recursos para custear uma viagem já é uma competição a parte”, disse.

“Meus amigos e alunos estão empenhados e me ajudando no que podem, vendendo rifas para os colegas e divulgando em suas redes sociais. Estamos fazendo um trabalho de formiguinha e construindo um castelo”, concluiu o atleta.

O Campeonato Mundial de Culturismo e Fitness será realizado em Mumbai, na Índia, do dia 5 ao dia 10 de dezembro.