Gastronomia com Heaven Delhaye

Para a chef Heaven Delhaye em uma ceia de Natal o principal é o Peru

A Musa da Gastronomia dá a dica para o que considera imprescindível na ceia de Natal Heaven Delhaye - Musa da Gastronomia ( Foto e divulgação MF Models

Heaven Delhaye - Musa da Gastronomia ( Foto e divulgação MF Models Assessoria )
Heaven Delhaye - Musa da Gastronomia ( Foto e divulgação MF Models Assessoria )

Fabiano de Abreu Publicado em 24/12/2014, às 11h24

A Musa da Gastronomia dá a dica para o que considera imprescindível na ceia de Natal

 

Heaven Delhaye – Musa da Gastronomia ( Foto e divulgação MF Models Assessoria )

 

“Peru para mim é o rei indiscutível da ceia. Acho que o Natal nao estaria completo sem ele no centro da mesa e cada um pegando um pedaço. E por esta razão, aqui você é obrigado a acertar já que todos vão provar. Não existe nada que me deixa mais desapontada do que um peru cru, seco ou sem sabor. Mas se voce seguir esta receita ao pé da letra você não terá este problemas”. 

Regra número 1: O peru precisa cozinhar ao forno 30 min por quilo, não importa o tamanho.
Regra número 2: A carne do peru tem muito peito e tende a ficar seco e fibroso e sem sabor se nao for preparado da forma correta. O melhor é usar manteiga temperada, coloca embaixo da pele do peru, deixando-o tanto saboroso quanto úmido. Poderá também dar mais uma camada de sabor e proteção com fatias de bacon.  Constantemente ficar regando com este caldo, pelo menos 1 vez por hora. Estamos no Natal, essa é a hora de caprichar. Feliz Natal!

Peru de Natal 

 

Peru de Natal – Por Heaven Delhaye ( Foto e divulgação MF Models Assessoria)

 

INGREDIENTES

Para o peru:

– 1 peru de 4,5 quilos ( este demorou 2 horas e meia ao forno )

– 200 gramas de manteiga sem sal

– Raspas de 1 limão

– 4 dentes de alho

– 1 pimenta dedo-de-moça

– Seleção de ervas aromáticas da sua preferencia

– Sal

– Azeite de oliva

– 1 cebola cortada ao meio

– 1 limão

– Barbante de cozinha

– Fatias de bacon suficientes para cobrir o peru

Para o cuscuz:

– 300 ml de couscous

– 300 ml de água

– 1 tablete de tempero sabor frango

– Cravo e canela

– 1 folha de louro

– 3 colheres de azeite

– 1 cebola

– Meia pimenta dedo-de-moça

– Figos, pêssegos e fatias de abacaxi em conserva

– Gotas de suco de limão

– Cereja e nozes para finalizar

 

MODO DE PREPARO

Tempere a manteiga em temperatura ambiente com as raspas do limão, os dentes de alho amassados e a pimenta picadinha.

Dica: quanto menor a pimenta, mais picante ela será.

Acrescente as ervas picadas (podem ser substituídas por uma boa porção de salsinha), o sal e uma generosa quantidade de azeite.

Misture bem todos os temperos com a manteiga.

Com as mãos, solte toda a pele do peito do peru. Pegue uma boa quantidade de manteiga, faça uma bolinha e coloque por baixo da pele da ave. Massageie e espalhe tudo. ‘E essa parte que vai deixar o Peru macio, saboroso e suculento, o segredo do Peru perfeito…

O restante da manteiga deve ser colocado dentro do peru. Junte também duas metades da cebola. Fure o limão e coloque inteiro na ave. Adicione mais uma seleção de ervas.

Com um barbante de cozinha, amarre as pernas do peru. Além de melhorar a apresentação, também ajuda a segurar o tempero.

Pré-aqueça o forno na temperatura mais alta e deixe o peru dourando por 10 minutos.

Enquanto a ave doura, comece a preparar o acompanhamento. Use, com a ajuda de um copo medidor, a mesma quantidade de couscous e de água. Neste caso, 300 ml.

Coloque o cuscuz em uma tigela e a água em uma panela no fogo. Acrescente um tablete de tempero sabor frango, um toque de canela, dois cravos e uma folha de louro para sabor…

Dissolva o tempero de frango dentro da água com um garfo. No couscous, despeje o azeite e misture bem. Isso vai dar mais sabor a ele e também deixar-lo bem soltinho. Jogue a água fervente sobre o couscous. Deixe descansar por 10 minutos para absorver a agua e cozinhar.

Retire o peru que dourou no forno e cubra o peito com fatias de bacon. Proteja a ponta da asa com papel alumínio e separe uma folha maior para cobrir a ave.

Abaixe o forno para 180 graus e deixe o peru assando por cerca de 2h30. O cálculo é de meia hora para cada quilo da ave.

Para temperar o couscous, coloque uma frigideira no fogo com um toque de azeite e acrescente uma cebola média cortada em quadradinhos. Junte a pimenta dedo-de-moça picadinha.

Coloque também parte das frutas em conserva cortadas em cubos (2 figos, 2 pêssegos e 2 fatias de abacaxi), adicione um pouco mais de azeite, gotas de suco de limão e deixe dourar bem.

Junte um pouco de manteiga e deixe derreter junto com as frutas.

Tire o cravo e o louro do couscous, solte os grãos com um garfo e adicione às frutas. Misture bem.

Depois de tirar o peru do forno é preciso deixar a ave descansar pela mesma quantidade de tempo que assou. Este ‘e um dos segredos para ele ficar macio e suculento, que no Brasil ‘e perfeito, por que voce pode ir se arrumar para receber as visitas cheiroso e também a carne estará em temperatura ambiente, bem mais gostoso para ser aproveitado no calor….

Coloque o peru pronto em uma travessa bem grande, retire a proteção de papel alumínio das asas e acomode o cuscuz de frutas com um toque de nozes por cima para dar um crocante. Complete com mais frutas em conserva deixando um prato luxuoso, digno de ser o rei da mesa.

Com ajuda de uma faca, transforme o figo em ‘flor’ com uma cereja no centro. Cubra a pata da ave com papel alumínio e finalize com um buquê das ervas usadas na receita. Bom Apetite e Feliz Natal…