Quem é pop, por Fabiano de Abreu

Aline Barreto ensina treinamento de musculação de campeão

Aline Barreto ( Reprodução Instagram) Aline Barreto, uma das musas fitness de maior sucesso nas redes sociais( seguida por 900 mil seguidores no Instagram),

Aline Barreto ( Reprodução Instagram)
Aline Barreto ( Reprodução Instagram)

Fabiano de Abreu Publicado em 28/07/2015, às 22h16

 

Aline Barreto ( Reprodução Instagram)

Aline Barreto, uma das musas fitness de maior sucesso nas redes sociais( seguida por 900 mil seguidores no Instagram), ensina o seu treinamento. Campeã de dez títulos brasileiros de fisiculturismo, ela sempre treina até falhar.

Quem me acompanha sempre aqui sabe que normalmente meus treinos são até a falha concêntrica. Que significa o seu máximo. É simplesmente você continuar tentando executar mais uma repetição até não conseguir completar mais nenhuma”, explica a atleta.

O preparador físico Kaká, formado em Educação Física, é que treina Aline e explica o treinamento:  “O meu treinador Kaká costuma falar que a falha concêntrica é o limitador da sua série e limitador do estímulo aplicado. Isso acontece quando o grau de fadiga muscular vai aumentando a cada repetição, consequentemente os números de unidades motoras vão diminuindo, com isso logicamente sua força também diminui e a sua musculatura consequentemente perderá o poder de contração muscular. Por isso que você não aguenta executar mais nenhuma repetição. É basicamente a incapacidade momentânea de continuar a se contrair, digo momentânea porque basta alguns segundos de recuperação para essa capacidade de contração continuar. Me explicou o meu treinador Kaká”.

E continua: “Meu treino sempre é ou bem próximo dela, o que vai mudando com frequência são os estímulos utilizados, que pode ser estímulo tensional, força Pura, resistência Muscular Localizada (RML), potência e hipertrofia. Quem determinada qual estímulo à ser utilizado sempre é o meu treinador”.

Apesar de explicar o seu treinamento, a atleta faz um alerta:  “Falha concêntrica ou bem próximo dela é extremamente inadequado para iniciantes e também para quem está voltando aos treinamentos depois de um bom tempo parado. Falha concêntrica momentânea é para pessoas já treinadas ”.