Quem é pop, por Fabiano de Abreu

Fernanda Lima é chamada de racista após publicar foto de babás negras

Fernanda Lima ( Divulgação TV Globo) Fernanda Lima entrou em uma grande polêmica na nesta segunda-feira, quando publicou uma foto das babás Ângela e Tayane

Fernanda Lima ( Divulgação TV Globo)
Fernanda Lima ( Divulgação TV Globo)

Fabiano de Abreu Publicado em 04/08/2015, às 16h19 - Atualizado às 17h27

Fernanda Lima entrou em uma grande polêmica na nesta segunda-feira, quando publicou uma foto das babás Ângela e Tayane“Aqui em casa não tem essa de babá vestida de branco! Olha o grau das mina”, escreveu a apresentadora na legenda.

Mas logo foi criticada por alguns seguidores que a chamaram de ‘sinhá’ — fazendo uma alusão às antigas fazendeiras donas de escravos no passado.

O mais triste desse país não é o fato de estarem vestidas de branco ou não, é o fato de sempre vermos pelo passado escravocrata esse tipo de foto, a sinhá branca falando ‘olha, minhas negras não vivem na senzala, são da casa’. Pode até tratar bem, mas infelizmente elas sempre serão as babás e a sinhá sempre será a boazinha, tipo Princesa Isabel. Um dia, neste país, ainda vamos ver os negros no poder e não só subalternos como essa foto“, escreveu uma internauta na foto publicada pela apresentadora no Instagram.

Após ler o comentário, Fernanda rebateu a afirmação e disse que elas são amigas e que está cansada de interpretações ‘alucinadas’ nas redes sociais. “Querida, essas meninas são filhas de uma grande amiga e não trabalhavam. Quando tive meus meninos, liguei pra ela perguntando se elas queriam uma oportunidade de trabalho porque eu estava disposta a ensinar, já que saquei que, apesar de difícil, a profissão de babá pode ser muito rentável. Desde então elas convivem com nossa família, comemos na mesma mesa, conversamos e trocamos confidências como amigas e ainda as remunero muito bem. Sem queixas, nem crises por parte de ninguém. Boa tarde pra você também. […] Estou meio cansada dessas discussões e interpretações de texto alucinadas da rede. E também torço pela alternância de poder. Seria maravilhoso um presidente negro. Pelo menos concordamos em algum ponto“, disse a mãe de João e Francisco, frutos do casamento com Rodrigo Hilbert.

Sem baixar o nível da discussão sobre a foto das babás, a seguidora comentou a resposta da apresentadora global. “Como sou uma pessoa educada e antes que os seguidores da sinhá Fernanda comecem a me xingar, falar que quero me aparecer e não vão entender, porque falar sobre isso com pessoas não negras é o mesmo que falar a um ateu as maravilhas de Deus“, afirmou.

Para terminar, Fernanda resolveu encerrar a polêmica dizendo que era a favor do diálogo sobre o tema. “Acho o diálogo rico e pertinente. Principalmente se não houver ofensas. Seguimos assim ou paramos por aqui. Beijos e não briguem, por favor“, pediu.