TV

Dançarinas de Anitta defendem Silvio Santos após acusação de gordofobia

Dançarinas de Anitta defendem Silvio Santos após acusação de gordofobia - Foto: Reprodução/ SBT A apresentação de Anitta no Teleton 2016 está dando o que falar

Dançarinas de Anitta defendem Silvio Santos após acusação de gordofobia - Foto: Reprodução/ SBT
Dançarinas de Anitta defendem Silvio Santos após acusação de gordofobia - Foto: Reprodução/ SBT

Redação Publicado em 07/11/2016, às 16h10 - Atualizado às 17h11

A apresentação de Anitta no Teleton 2016 está dando o que falar nas redes sociais.

Convidada para cantar pelo dono do SBT, ela se apresentou com um grupo de dançarinas plus size formado por Millena Albuquerque, Gabriella Coelho, Daiane Silva, Carol Zacarias e Thainá Morang, que acabaram sendo vítimas de comentários do apresentador.

Embora as declarações de Silvio recebendo tenham sido duramente criticadas nas redes sociais, para as dançarinas, não houve a intenção por parte do apresentador de ofendê-las. Na madrugada desta segunda-feira (07/11), elas usaram o Facebook para dizer que não ficaram chateadas com as coisas ditas pelo “patrão”.

“O Silvio é superespontâneo, é tanto que o programa dele praticamente não tem roteiro, ele faz o programa. Se ele realmente fosse preconceituoso não teria cedido 48 horas da emissora dele para arrecadar fundos a uma instituição de pessoas com deficiência”, escreveu o grupo.

Durante o bate-papo com as dançarinas, Silvio disse: “Você é muito graciosa. Embora sendo a única negra entre as brancas, é bonita. É bonita de verdade”.

A brincadeira continuou com outra observação que não foi bem digerida nas redes:

Silvio Santos bate-papo com o grupo de dançarinas de Anitta – Foto: Reprodução/ SBT

“Quem casar contigo vai ter dois prazeres. Um na hora do bem bom e outro na hora em que você sai de cima”, disse Silvio Santos para uma das dançarinas.

No texto publicado pelas dançarinas, elas agradecem pela participação e tiram a culpa do apresentador dizendo que as declarações como ofensivas:

“Tudo bem que algumas coisas foram desnecessárias politicamente falando, mas não seria o Silvio Santos! Entendemos a preocupação de todos, a maioria das pessoas disseram que ficamos constrangidas, que fomos humilhadas. Para a gente ser chamada de ‘gorda’ não é ofensa. Esse é um adjetivo nosso. Somos morenas, ruivas, loiras, negras e gordas. Nós estamos bem! Muito bem por sinal! Estamos curtindo cada momento, aproveitando coisa que essa semana nos proporcionou”, continuaram.

Millena Albuquerque, Gabriella Coelho, Daiane Silva, Carol Zacarias e Thainá Morang se apresentaram com Anitta no Teleton 2016 – Foto: Reprodução/ Facebook

Leia o comunicado na íntegra:

“Gostaríamos de agradecer todos os comentários carinhosos que estamos recebendo, tem sido tudo maravilhoso. E agora vamos contar um pouco como tudo aconteceu.

Fomos convidadas a participar de um quadro no programa do Silvio Santos e pensamos se aceitávamos ou não (justamente porque não queremos qualquer mídia, escolhemos os melhores, pensando na nossa imagem além de dançarinas, mas de modelos que somos e profissionais) o cara é um mito, melhor e maior apresentador da televisão brasileira. Fomos! Mesmo sabendo do estilo Silvio Santos de apresentar um programa (o cara tira onda com a filha dele… por que não tiraria com a gente?). Seguindo, fomos pra São Paulo, cinco meninas das 10 do grupo inicial, gravamos o programa do Silvio Santos que vai ao ar dia 18 de dezembro.

Pois bem, ele nos adorou, brincou, elogiou e na gravação do programa nos convidou pro Teleton 2016 ao vivo. Ficamos em hotel quatro estrelas, tínhamos motoristas maravilhosos à nossa disposição, alimentação, fora a produtora que colocaram a nossa disposição e cuidou da gente como filhas (maravilhosa), o atendimento foi vip mesmo e ainda estamos em êxtase de tanta felicidade.

Vamos ao que interessa, estão publicando, questionando e polemizando que o Silvio Santos foi racista e gordofóbico. Primeiramente, que quem o conhece e assiste os programas dele sabe o quanto ele admira negras. Ele começou falando que se tivesse que escolher a mais bonita entre a gente não conseguiria porque somos todas lindas! A Dai, nossa negra, estava ao lado dele nessa hora e ele comentou ‘você é muito bonita. A única negra entre tantas brancas e é muito bonita mesmo.’

A Dai ficou superfeliz pelo elogio, e cá pra nós, ela é linda mesmo! E sim, era a única negra do grupo, entre quatro meninas de pele clara. Nós entendemos o comentário dele como se tivesse faltando ali outra negra, que tinha branca demais pra pouca negra. E que sim, somos todas lindas.

Outro ponto foi o fato dele brincar com nosso peso e perguntar quanto a gente pesava. Gente, sejamos francos, essa é a curiosidade de todas as pessoas, todo mundo quer saber quanto a pessoa pesa. O Silvio é superespontâneo, é tanto que o programa dele praticamente não tem roteiro, ele faz o programa.

Se ele realmente fosse preconceituoso não teria cedido 48 horas da emissora dele para arrecadar fundos a uma instituição de pessoas com deficiência, e não teria nem nos convidado para o programa e nem pro Teleton. Tudo bem que algumas coisas foram desnecessárias politicamente falando, mas não seria o Silvio Santos!

Entendemos a preocupação de todos, a maioria das pessoas disseram que ficamos constrangidas, que fomos humilhadas. Para a gente ser chamada de “gorda” não é ofensa. Esse é um adjetivo nosso. Somos morenas, ruivas, loiras, negras e gordas. Nós estamos bem! Muito bem por sinal! Estamos curtindo cada momento, aproveitando coisa que essa semana nos proporcionou. Levar nossa imagem em mais uma grande rede nacional, e dizer que nós podemos sim, nós somos lindas, gostosas, e podemos ir além.

Podemos ir para o programa do Silvio Santos, podemos dançar com a Anitta, podemos ir pro Criança Esperança, podemos vestir um maiô em rede nacional. Nós podemos tudo! Inclusive ouvir as brincadeiras do Silvio Santos e não nos sentir ofendidas.

Obrigada a todas as pessoas que se manifestaram, estamos honradas de ter vivido isso, levantado essa bandeira no SBT e ter conhecido o Silvio Santos. Entendemos alguns comentários pois também abominamos todo e qualquer preconceito, seja ele pela cor, peso ou sexualidade. Por isso escrevemos essa nota para que mais pessoas tentem entender o que vivemos esses dias. #teleton2016 #silviosantos”.