TV

A vilã do Sítio! Veja como estão hoje as mulheres que deram vida a Cuca

Mônica Rossi foi dubladora de Cuca de 2001 a 2006 - Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal Agrande vilã do Sítio do Pica Pau Amarelo, Cuca, está fazendo o maior

Mônica Rossi foi dubladora de Cuca de 2001 a 2006 - Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal
Mônica Rossi foi dubladora de Cuca de 2001 a 2006 - Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Redação Publicado em 22/06/2017, às 18h46 - Atualizado às 18h47

Agrande vilã do Sítio do Pica Pau Amarelo, Cuca, está fazendo o maior sucesso nas redes sociais.

Redescoberta pelos estrangeiros, a personagem de Monteiro Lobato vem sendo utilizada aos montes nas redes sociais em forma de meme.

Muito antes da fama internacional, no entanto, a “jacaré loira” já brilhava na telinha, e as responsáveis por toda a malemolência da personagem são duas: Mônica Rossi e Jacira Santos.

À colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo desta quinta-feira (22/06), a dupla contou que está adorando a repercussão das brincadeiras mundo afora.

“Eu achei ótimo. Sinceramente, foi uma surpresa. Nunca passou pela minha cabeça que isso pudesse acontecer. Toda a parte da expressão corporal era feita pela Jacira, que tem todos os méritos”, disse Mônica, que dublou Cuca de 2001 a 2006.

Jacira Santos controlava a boneca de Cuca nas gravações – Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Para Jacira, a sensualidade de Cuca ajudou a personagem a ganhar fama e ser apontada como ícone do público LGBT: “A Cuca tem uma sensualidade, os movimentos são exagerados. Era uma explosão de cores e de alegria”, declarou.

À publicação, as duas falaram sobre como era trabalhar a personagem para o seriado na TV:

“Eram duas situações diferentes: o gravado e o ao vivo. Na primeira, Jacira fazia as cenas. Depois, na finalização, eu dublava a voz definitiva. Mas, nas apresentações ao vivo, como no Criança Esperança, era tudo simultâneo. Tinha bastante adrenalina”, contou Mônica.

Para Jacira, o maior perrengue na hora de gravar como a personagem, era o figurino: “O figurino não era pesado, mas sentia muito calor, por causa do espuma e do enchimento. E gravávamos muitas cenas externas”, explicou.

Antes de Cuca, a dupla deu vida a outro ícone da TV brasileira; a Priscilla, da TV Colosso. A dupla fez o personagem de 1993 a 1997.

“Foram personagens marcantes que atravessaram a infância de muita gente. Já fui reconhecida em vários lugares. Uma vez, num cruzeiro, uma balconista italiana me disse que aprendeu português assistindo a filmes dublados e havia identificado a minha voz quando eu disse ‘boa noite’, lembrou Mônica.

Especialista em manipulação de bonecas, Jacira chegou a confeccionar os personagens da TV Colosso, e hoje trabalha na TV Globo como produtora de arte.

Cuca de carne e osso

Em 2007, a TV Globo decidiu que a personagem não seria mais um boneco. Na ocasião, quem assumiu a alcunha da vilã foi a atriz Solange Couto.

Solange Couto como Cuca, em O Sitío do Pica Pau Amarelo (2007) – Foto: TV Globo

Veja mais notícias de famosos.