FAMOSOS

Maria Cândida posa nua aos 52 anos e fala de liberdade: “Nua, livre e abusada”

Jornalista denunciou abusos e assédio no trabalho

Maria Cândida posou nua aos 52 anos e falou da importância da liberdade - Foto: Reprodução/ Instagram@mariacandidatv e @paolaguzmanfoto
Maria Cândida posou nua aos 52 anos e falou da importância da liberdade - Foto: Reprodução/ Instagram@mariacandidatv e @paolaguzmanfoto

Redação Publicado em 08/03/2024, às 11h40

A jornalista Maria Cândida, de 52 anos, voltou a surpreender seus seguidores do Instagram ao postar uma série de fotos na qual aparece nua e enrolada em um lençol branco para comemorar a liberdade que conquistou com a maturidade.

“Nua, livre, abusada. Nunca mais. Liberdade é o valor mais importante da minha vida. Não existe possibilidade de me convencerem (sim, fui convencida no passado), de que ‘meu tempo já tinha passado’”, começou ela.

Maria continuou falando sobre os desafios que enfrentou em diferentes ocasiões apenas por ser mulher: “Homens de diferentes universos me interceptaram. No trabalho: em uma empresa, fui mandada embora e nem preciso explicar, vocês já sabem… em outra, me tiraram da reportagem… em outra, tentaram subornar meu cinegrafista com uma caixa de uísque para que não me apoiasse…”, continuou.



A jornalista explicou que foi alvo de preconceito, assédio e violência moral no âmbito profissional: “No início de carreira, vários pegavam na minha bochecha como ‘professores’ e falavam: ‘você dará uma ótima apresentadora… tão linda!’. Boneca e burra. Alguns jogaram fitas de reportagem minhas no chão, na redação, e diziam que meu trabalho estava uma merda. Depois me convidavam para jantar para me ‘ensinarem’. Eu me esquivava, ia para o banheiro e chorava. Segurava, recompunha e seguia”, revelou.

“Em 30 anos de jornalismo, persistência e raiva (preciso ser honesta)… chego aqui orgulhosa de seguir bravamente e me tornar a profissional e a mulher que me tornei aos 52 anos. O que passei? Abuso moral, psicológico e até patrimonial. História de muitas de vocês aqui”, prosseguiu.

“Hoje, mais um Dia Internacional da Mulher. Continuo e continuarei falando. Nunca vou parar. Pago minhas contas. Me reinventei profissionalmente e a internet me trouxe a possibilidade de ser livre. O dinheiro não vem de um lugar só. Aprendi a ser empreendedora do meu próprio negócio. E sei que ainda vem muito mais”, festejou.

“A força dentro de mim vem da convicção e também da revolta. Muitas mulheres caíram nesses abusos comuns no passado. Vítimas do machismo, que mata.

Estamos nos superando, criando redes de apoio, capacitação e aprendizado. Estamos contratando outras mulheres. Enfim, parabéns Mulheres, Lobas, cheia de orgulho de todas nós!!!”, finalizou.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por MARIA CÂNDIDA (@mariacandidatv)


Leonardo

Tati

Gracie

Sheila

Renata